Sem Estresse: 3 Dicas de como manter a calma no trabalho

Escrito por on 08/02/2018

 

Como lidar com o estresse no trabalho? Tenho certeza que esta é uma das perguntas que mais passam pela cabeça dos diversos tipos de profissionais ao redor do mundo. Isso porque são tantas as situações que capazes de nos tirar a calma no dia a dia de nossa carreira, que precisamos encontrar mecanismos eficientes para eliminar ao máximo o estresse e assim conseguirmos manter o equilíbrio emocional, tanto no ambiente profissional, quanto em nossas vidas pessoais.

Digo isso, pois por se tratar de algo de extrema importância em nossa existência, precisamos encontrar maneiras de preservar o nosso trabalho e carreira, para que assim possamos nos tornar seres mais plenos e realizados em nossa jornada evolutiva.

Pensando nisso, hoje resolvi compartilhar com você 3 dicas mega eficientes para que você mantenha a calma em seu ambiente de trabalho e conduza os acontecimentos de sua vida de maneira mais leve e positiva. Acompanhe-me e confira:

Dicas de como manter a calma no trabalho

1- Evite levar para o lado pessoal

No ambiente de trabalho é preciso entender que o que ali acontece, ali deve permanecer e ser resolvido. Se você não conseguiu alcançar aquela meta desejada, se acabou se desentendendo com algum colega, se a sua produtividade está abaixo da média, se não está sendo remunerado como gostaria, se sente-se sobrecarregado e desmotivado, ou qualquer outra situação esteja lhe tirando a calma e deixando-o estressado, procure resolver o que lhe incomoda ali mesmo, no trabalho, para que estes problemas não extrapolam para a sua vida pessoal e acabem afetando o seu bem-estar fora da empresa em que trabalha.

2 – Vale a pena se estressar?

Tenha esta pergunta como um mantra em sua vida todas as vezes que surgirem situações que tenham o potencial de lhe tirar a calma, não só no trabalho, mas também em sua vida pessoal. Quando você pondera, consegue analisar as questões que lhe incomodam com a clareza que a raiva e o estresse lhe roubam.

Assim, todas as vezes que se pergunta se vale a pena se estressar por alguma coisa que por ventura você não consegue resolver naquele momento, você passar a respirar fundo e entender que está fazendo tudo o que pode para solucionar e se ajudar. Além disso, você determina a importância do assunto em questão e, se ele não tiver a relevância que você estava dando enquanto estava com raiva, passa a compreender que não compensa perder a sua paz por algo pequeno.

3- Mantenha a positividade

Por mais que a situação seja estressante, procure se manter otimista e positivo. Acredite que as coisas tomarão rumos melhores. Se for o caso, pare uns instantes e busque lembranças felizes, momentos agradáveis que você tenha vivido durante a semana. Isso te deixará relaxado e com melhores expectativas com relação a situação a ser enfrentada.

Uma dica de ouro: Respire!

Por mais que no título diga que são três dicas, resolvi compartilhar mais uma, que acredito também ser essencial para que você consiga eliminar ainda mais os momentos de estresse no trabalho. A minha dica é que todas as vezes que surgir algo que você perceba que vai lhe tirar do sério, você pare por alguns instantes, de preferência fique em algum lugar sozinho e respire fundo.

A respiração, como muitas vezes já falei, não só em meus artigos e livros, como também em meus treinamentos, é um exercício poderoso, capaz de lhe proporcionar momentos de calma, principalmente quando você estiver se sentindo, não só estressado ou com raiva, mas também triste, ansioso e desanimado.

Ela faz com que você mantenha o seu cérebro oxigenado, o que vai fazendo com a calma volte aos poucos e você comece a enxergar tudo ao seu redor com mais clareza e menos preocupação. Experimente inserir esta prática em seu dia a dia e observe as transformações que ela pode lhe proporcionar!

A vida pessoal também pode afetar

Por mais que passemos a vida toda tentando evitar a mistura da vida profissional com a vida pessoal fica quase impossível separar uma da outra, principalmente quando uma das duas não vai bem e enfrenta problemas com frequência.

Dessa maneira, existem situações que estão fora do ambiente de trabalho, mas que podem afetá-lo como se fizessem parte dele. Uma briga com familiares ou amigos, endividamento, algum ente querido passando por problemas de saúde, entre outras questões, podem afetar a nossa saúde e fazer com que acabemos nos estressando e perdendo a calma no lugar onde passamos grande parte de nossas vidas: o trabalho.

Para lidar com isso é preciso bastante calma e resiliência, principalmente para entender que, independentemente do problema ou situação, eles passam e em algum momento tudo se resolve. Sendo assim, nada de se desesperar e levar para o trabalho algo que está acont

ecendo fora dele, pois isso só vai prejudicar a sua carreira profissional e deixá-lo ainda mais estressado.

O Coaching pode ajudar?

Tida como uma das ferramentas mais poderosas e eficazes de desenvolvimento humano, o Coaching por meio de sua metodologia, tem a capacidade de ajudar os mais diversos tipos de indivíduos a se conhecerem melhor, entendendo quais são os recursos internos que possuem e que vão lhes ajudar a lidar da melhor forma com o estresse no trabalho.

Sendo assim, as possibilidades de que o Coaching ajude uma pessoa a manter a calma, a encontrar o equilíbrio emocional, por meio, inclusive, da Psicologia Positiva, para que esta lide melhor com o estresse e desenvolva o seu potencial infinito, na carreira e na vida pessoal, são maiores do que se imagina.

Por isso, eu indico que você conheça um pouco mais o PSC, Professional & Self Coaching, a formação aqui do IBC, voltada, não só para quem deseja desenvolver o seu autoconhecimento, mas também para quem quer potencializar a habilidades de liderança, de gestão de carreira e equipes, entre outras competências profissionais.

Permita-se ir além e entenda como o Coaching pode ajudá-lo em sua jornada evolutiva!

E você já passou por situações parecidas? Quais foram as medidas adotadas que trouxeram bons resultados? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião e a sua experiência sobre o assunto. E se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

 


Estação i

Current track
TITLE
ARTIST