Mais do que futebol, conheça grandes festas que acontecem na França e Croácia

Escrito por on 13/07/2018

É claro que ter a seleção de seu país na final da Copa do Mundo é motivo de alegria, e consequentemente, de festa. Embora o Brasil não tenha conseguido a vaga, a França e a Croácia estão classificadas para final. Mas não é só pelo futebol que há festa. Em ambos países há muitos festivais, e festas tradicionais em que todo o povo vai para rua festejar e se alegrar.

A plataforma colaborativa Lugares pelo Mundo separou festas famosas tanto na França quanto na Croácia que vale a pena conhecer, e participar.

França

Em Paris, desde 1982, acontece a Fête de la Musique , que é um festival ao ar livre que se estende pelas ruas, praças, jardins públicos, pátios de construção, salões de estações de trem… Ou seja, por toda a cidade.   Músicos são convidados a se apresentar voluntariamente e todos os eventos são gratuitos para o público.
Esse festival se tornou um dos maiores eventos culturais franceses. E acontece todo ano no dia 21 de junho. Em apenas um dia, a cidade para, e traz a esse dia muita espontaneidade e alegria.
O mais interessante é que o festival não se restringe a Paris, pois vários outros países já aderiram ao dia, e incorporaram esse evento musical internacional, como Luxemburgo, Itália, Grécia, Peru, Equador, Colômbia. Um dia para se viver a música pelas ruas.

Croácia

Desde 1997 acontece o Festival Cest is d ‘best, que leva  música, teatro, atividades infantis, arte, esporte e outros tipos de apresentações para as ruas de Zagreb, capital da Croácia.  

São cinco dias de festa e todos vão para rua com muita energia e vivacidade. Este ano aconteceu do dia 30 de maio a 3 de junho. É um festival internacional e multimídia, que tem o objetivo de preservar a identidade da cidade com muita animação, aproximando culturas, tribos e gerações.

É o mais antigo festival de rua da Croácia, com o intuito de promover e criar expressão cultural das ruas. Vários palcos são montados nas praças e ruas da cidade. Além de atividade inusitadas, como : Corrida dos Garçons de PoŽuji, Corrida de Carrinhos de Dustmen, Escola de Língua de Sinais e “O Passeio de Bicicleta Mais Lento”.

 Conheça mais sobre o mundo e suas peculiaridades no portal colaborativo Lugares pelo Mundo.


Estação i

Current track
TITLE
ARTIST