Livro introduz a política no cotidiano infantil

Escrito por on 12/07/2018

Texto original, escrito por Joice Catarina Sabatke aos 10 anos, é o primeiro de uma série que pretende aguçar a mente de crianças a respeito da consciência social e da política que faz parte da vida adulta e que deve começar a ser cultivada desde cedo.

O que será que as crianças pensam da política nacional? Com tanta demonstração de insatisfação dos adultos e maus exemplos de políticos por todos os lados, será que não estamos formando uma geração apática e desinteressada e, principalmente, sem consciência do seu poder de escolha? Com esses questionamentos em mente, a escritora Joice Catarina Sabatke decidiu colocar em prática um antigo projeto: semear, de forma lúdica e criativa, a semente da política entre os pequenos.

E, assim, ela lançou “O fantasma político”. A obra, indicada a crianças a partir de 5 anos, foi escrita quando Joice tinha apenas 10 anos, a mesma idade de sua filha Gabriela atualmente. O ano era 1986 e a autora, então aluna da 4ª séria primária, tinha que escrever uma redação para o dia seguinte. A TV da sala estava ligada no Horário Eleitoral Gratuito e o resto…é história.

“O livro é um convite para que crianças de todas as idades – em casa e nas escolas – conversem sobre os fantasmas que rondam a cena política atual. Mas os adultos também podem e devem interagir”, afirma Joice.

Nessa edição, a autora faz uma atualização do texto e as redes sociais agora fazem a ponte para interligar a nova geração de leitores à leitura. Por meio de Facebook, Instagram e Twitter, Joice e seus personagens respondem às inúmeras perguntas das crianças sobre um assunto tão complexo, de forma ágil e leve.

Enredo

Os personagens Renato e Lúcio são dois amigos que entram em um casarão assombrado por conta de uma aposta. A esperança de encontrar o fantasma por lá se realiza e Renato bate um bom papo com ninguém menos que o fantasma do Barão de Itararé, pseudônimo usado por Apparício Torelly (1895-1971), um dos criadores do Jornalismo Alternativo e pioneiro no humorismo político brasileiro. Em ritmo veloz, o encontro inusitado caminha para um desfecho surpreendente.

A autora

Joice Catarina Sabatke atuou como jornalista por mais de 15 anos, nas redações do Jornal Zero Hora e das Revistas Veja, Viaje Mais e Natureza. Desde 2005, deixou a vida em SP para se dedicar à criação de Selfsy, uma linha de alimentos saudáveis.

 

Livro: “O Fantasma Político”

Autora: Joice Catarina Sabatke

Ilustração: Luiz Felipe Prado

Páginas: 24

Editora: Nova Letra

Preço: R$ 29,90*


[There are no radio stations in the database]