JAPAN HOUSE SÃO PAULO APRESENTA PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE CULTURAL

Escrito por on 20/09/2019

 A Japan House São Paulo participa da primeira edição do ‘Sem Barreiras — Festival de acessibilidade e artistas com deficiência’, evento organizado pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, que acontece entre os dias 17 e 22 de setembro na capital. Na ocasião, a instituição apresenta oficialmente seu Programa de Acessibilidade Cultural, que conta com visitas guiadas e materiais de acessibilidade, como mapas e maquetes táteis.

Para este projeto, a Japan House São Paulo trabalhou em parceria com uma assessoria especializada para desenvolver e implementar as práticas existentes em seu Programa de Acessibilidade Cultural, constituído por cinco principais serviços: Apresentação de maquete tátil do edifício com audiodescrição, composta por mapa tátil do entorno da Japan House São Paulo e pranchas táteis de elementos arquitetônicos característicos do espaço; Visitas mediadas com libras ou audiodescrição via agendamento; Disponibilização de mapa tátil em todos os andares do centro cultural; Videoguia institucional da Japan House São Paulo e Treinamento de equipe interna.

“Como uma instituição cultural, entendemos a necessidade da criação de oportunidades equitativas para todos os públicos, incluindo os que exigem abordagens diferenciadas. Importante ressaltar que desde sempre partimos desta premissa, tendo em vista que o edifício da Japan House São Paulo foi projetado para garantir plena acessibilidade, porém, indo além da acessibilidade física, criamos este programa com ações específicas, buscando proporcionar uma maior acessibilidade cultural”, declara Marcelo Araujo, Presidente da Japan House São Paulo.

Entre as atividades para o Festival, destaque à palestra de Apresentação do Programa de Acessibilidade, que acontece no sábado (21 de setembro), às 15h. Na ocasião, a equipe educativa da Japan House São Paulo e alguns parceiros no desenvolvimento do programa, detalharão as ações, bem como os desafios e as etapas de implementação na instituição. Como complemento as atividades, foi criado um cronograma especial de visitas guiadas com audiodescrição e em libras, pelas duas exposições em cartaz (‘Tsuyoshi Tane | Arqueologia do Futuro — Memória & Visão’ e ‘NUNO — Poéticas têxteis contemporâneas’). Além disso, nos dias 20, 21 e 22, a maquete tátil do edifício estará disponível para visualização no primeiro andar da Japan House São Paulo.

Estação i

Current track
TITLE
ARTIST