5 LIÇÕES SOBRE ESPUMANTES
Escrito porEstação i on 27/03/2018
Bebidas espumantes são quase unanimidade entre as mulheres quando o assunto é bebidas alcoólicas.
Nós da Estação i resolvemos te contar 5 lições para você virar uma expert em espumantes, e não ficar mais perdida nos corredores do mercado na hora de levar uma garrafa e brindar ocasiões especiais.
1 – Só chame de Champanhe o espumante produzido na região de Champanhe na França. Assim como as cavas só são fabricadas na Catalunha (Espanha); os proseccos na região do Veneto (Itália); e os lambruscos na Emília Romana (Itália).
2 – Extra but é o vinho mais seco de todos. Logo depois vem o brut, o extra dry (ou seco) e o sec. O tipo demi-sec tem mais açúcar residual e, por último, temos os vinhos doces (que são perfeitos para acompanhar aqueeeela sobremesa! ).
3 – O mais importante em um espumante são as borbulhas (perlage). Assim, se a bebida estiver sem bolhinhas, cuidado! Atenção também para ver se ela está límpida e brilhante, e não turva.
4 – Guarde qualquer vinho deitado, em local seco, escuro e longe do calor. Na geladeira, a temperatura pode ser inconstante demais. Para gelar, a dica é colocar as garrafas em um balde com água e gelo por 10 minutos ou na sua geladeira por 40 minutos.
5 – A taça aberta tem seu charme vintage, mas as mais adequadas para espumante são as flûtes, que preservam as borbulhas e o gosto da bebida.