Érika Martins recebe a medalha Renato Russo

Escrito por on 05/12/2017

Uma das cantoras, compositoras e instrumentistas mais marcantes do rock nacional, Érika Martins, que desde 2015 integra a Banda Autoramas, foi agraciada com a Medalha Renato Russo pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC). A medalha premia nomes reconhecidamente de destaque na cultura brasileira.

O evento aconteceu no Espaço GAP, em Alto de Pinheiros, Zona Oeste da capital paulista. O líder da banda Capital Inicial, Dinho Ouro Preto, o cantor, guitarrista e compositor, Kiko Zambianchi, e as bandas Sepultura e Raimundos foram homenageados em anos anteriores.

Ao receber a medalha, Érika Martins disse ao público presente que se sentiu honrada ao ser agraciada com a medalha que leva o nome de uma das personalidades mais importantes da música brasileira.

Érika Martins foi guitarrista e vocalista da banda Penélope, uma das primeiras bandas de rock feminino a ter reconhecimento no Brasil. Após três álbuns, com músicas que emplacaram em novelas e outras com participações especiais, como Wanderleia e Samuel Rosa, e uma composição inédita de Hebert Vianna especialmente para a banda, Penélope acabou em 2004.

A partir daí, Érika Martins saiu em carreira solo. Gravou três discos: Érika Martins (2009), Curriculum (2010) e Modinhas (2014). Atualmente, além da banda Autoramas, Érika concilia o projeto Lafayette & Os Tremendões, que homenageia o músico Lafayette junto com grandes nomes do rock nacional, com a sua carreira solo.

Em 2018, virá novidade por aí! A roqueira de alma e coração lançará o

primeiro DVD, que contará a história da sua carreira –  uma coprodução da B2 Filmes com o Canal Brasil.

ANCEC

A ANCEC tem como objetivo valorizar e reconhecer a arte, cultura e empreendedorismo no País. O órgão também desenvolve projetos culturais e sociais. Para 2018, a Agência prepara a produção do espetáculo “Bonitinha, mas Ordinária” de Nelson Rodrigues.

 

Por Patrícia Pasquini, apresentadora do Programa Sintonize


Estação i

Current track
TITLE
ARTIST