Dono da China In Box no Papo de Negócios e Franquias

Escrito por on 04/12/2017

O paranaense Robinson Shiba, participante do programa Shark Tank da Sony e fundador das redes de sucesso China In Box e Gendai, é o ilustre convidado do programa Papo de Negócios e Franquias desta terça-feira (05). 

Robinson, que é descendente de japoneses, cresceu nos fundos de uma loja de materiais para construção que era do seu avô e do seu pai. Aos 22 anos, já casado e com um filho, ele receava deixar sua família desamparada e, por isso, sonhava em abrir seu negócio próprio.

Um pouco antes de concluir o curso de odontologia na universidade, Robinson fez uma viagem para aos Estados Unidos para aprimorar seu inglês, e lá conseguiu um emprego como entregador de pizza, onde viu a quantidade de vantagens que existiam quando o assunto era o consumo de comida pronta, e o dinheiro que isso movimentava. Analisando profundamente a situação, ele percebeu que essa seria uma ideia extremamente nova para o Brasil, e estudou os modelos de fast foods e delivery americanos.  Ele observou os pontos positivos e os negativos que poderiam ser aprimorados e, aos poucos, foi desenvolvendo uma ideia maravilhosa de empreendedorismo.

Ao voltar ao Brasil, após largar a carreia de dentista, aplicou os conhecimentos adquiridos no exterior e fundou a China in Box em 1992, na cidade de São Paulo.  Já em 1994, decidiu transformar a marca em uma franqueadora. Em menos de dois anos, a China in Box já tinha 60 unidades franqueadas, e hoje a rede possuí 145 lojas. Inovadora, a rede foi a primeira fast food a oferecer delivery no País. 

Quer saber mais sobre a história inspiradora do Robinson? Fique ligado no Papo de Negócios e Franquias, terça-feira às 19 horas. 

 

 


[There are no radio stations in the database]