CONFIRA OS CUIDADOS COM CADELAS GESTANTES

Escrito por on 12/09/2018

Nesse período ocorrem mudanças e você precisa ficar atento para ajudar no desenvolvimento dos filhotes e no parto da cachorra

Filhote de cachorro são fofos e muito queridos. E para que eles nasçam saudáveis, alguns cuidados são necessários durante a gravidez.

Saber como tratar uma cadela prenha é importante para evitar problemas durante a gestação e complicações na hora do parto. Preparamos algumas dicas de cuidados a serem tomados com a cadela antes, durante e após a gestação.

Saúde em dia

Essa dica é válida para todos os cães, independente da fase da vida, mas principalmente se a sua cadela está prestes a engravidar.

É necessário manter as vacinas em dia e ir a consultas com o veterinário periodicamente, para checar se está tudo bem com a saúde do seu pet.

As cadelas podem engravidar a partir do primeiro cio, que costuma acontecer entre os 6 e os 10 meses de idade, dependendo do porte do animal.

Além do sangramento, existem outros sinais que podem ser observados durante o cio, como inchaço na vulva e inflamação leve nas glândulas mamárias. Um veterinário irá conferir cada um deles e liberar a cachorra para dar cria ou não.

Planejamento da gravidez

É comum que os tutores, principalmente de cães de raça, planejem a gravidez da cadela. Se esse for o caso, consulte um veterinário para verificar se o desenvolvimento do seu pet está dentro do esperado e se é o momento certo para uma gravidez.

Outro cuidado importante a ser tomado nesses casos é a escolha do macho para cruzar. Evite cruzar sua cadela com um cão de porte muito maior, pois isso pode gerar complicações na hora do parto.

Verifique também se a raça do seu pet costuma ter problemas na hora do parto. Cães como pugs, por exemplo, precisam de cuidados especiais e inclusive cesáreas por conta das suas características físicas.

Como saber se a cadela está prenha?

É possível descobrir se a cadela está grávida ou não a partir dos 25 dias de gestação, através de um exame de ultrassom realizado na clínica veterinária.

A partir dessas imagens, o veterinário também poderá saber quantos filhotes estão a caminho. Dependendo da raça, podem ser mais de 10!

Com o avanço da gravidez, a cadela começará a apresentar mudanças físicas, como aumento de peso, a protuberância característica na região abdominal e inchaço das mamas com leite para os filhotes.

Fases da gravidez canina

A gravidez dos cães dura entre 59 e 64 dias, ou seja, são aproximadamente 2 meses. Durante esse tempo, a cadela apresentará mudanças físicas e comportamentais.

Enjoos e falta de apetite são comuns no primeiro mês de gravidez. Porém, fique de olho para saber se a cadela está comendo muito pouco.

Aumentar a quantidade de vezes que você oferece o alimento e diminuir a quantidade pode ser uma estratégia para incentivar sua pet a comer e diminuir os enjoos. Se a falta de apetite não passar no decorrer da gravidez, procure um veterinário.

No final da gestação, é possível que o apetite da cadela aumente. Porém, não ofereça quantidades muito grande de comida. O excesso de peso pode causar complicações na hora do prato. Além disso, ofereça ração para filhotes.

Consulte um veterinário para saber se há alguma deficiência vitamínica e se é necessário usar alguma vitamina para cadela gestante.

E não fique assustado se a pet ficar mais quieta nos últimos dias da gravidez. Pode ser que a cadela durma com frequência, por conta do cansaço.

Passeios e brincadeiras

Não deixe de praticar exercícios com a sua cadela durante a gravidez. Porém, faça caminhadas mais curtas do que o de costume. Pausas durante o caminho também são recomendadas.

O mesmo vale para as brincadeiras. Se a cadela estiver ativa e quiser brincar, incentive movimentos saudáveis. Uma musculatura forte e saudável vai ajudar bastante na hora do parto.

Preparação para o parto

A partir do 59º dia, sua cadela já poderá dar a luz. Por isso, prepare um local confortável para que ela se sinta segura na hora do parto. Coloque uma caixa de papelão, com lençóis e cobertores, em um lugar silencioso e longe do frio e da chuva.

A cadela deve se sentir segura nesse momento, então é bom que só fiquem perto do local pessoas com quem ela está acostumada e confia.

Depois que a bolsa se romper, o primeiro filhote deve nascer após no máximo, 6 horas. Se isso não acontecer, chame um veterinário com urgência.

Certifique-se de que todos os filhotes saíram da barriga da cadela. Esse processo pode demorar um pouco e o intervalo entre um filhote e outro varia.

Após o nascimento

Após o parto, a cadela deve alimentar-se bem para amamentar os filhotes e continuar saudável. Consulte um veterinário para saber se o tipo e a quantidade da alimentação estão adequados para a cadela nessa fase.

Deixe o recipiente de ração e de água perto do local onde os filhotes estão com a mãe, assim ela não precisará se deslocar muito para comer e se hidratar. Com isso, ela continuará se sentindo segura.

Além da vitamina para cadela gestante, que pode ser administrada ao longo da gravidez, existem vitaminas especiais para cadelas que estão amamentando. Verifique com o seu veterinário se ela precisará utilizar.


Estação i

Current track
TITLE
ARTIST