Brasil é destaque em campanha mundial de incentivo à música

Escrito por on 07/06/2018

O Brasil entrou na rota de uma campanha mundial que incentiva o ensino e aprendizagem da música em múltiplos espaços: o Make Music.

Lançada inicialmente na França com a Fête de la Musique, a iniciativa se tornou um evento mundial, reunindo músicos, professores e público em geral, para aprender e ouvir música gratuitamente.

Em mais de 800 cidades em 120 países, o Make Music acontecerá no dia 21 de junho. No Brasil, o evento terá uma semana dedicada à celebração da música. É a iniciativa brasileira realizada pela Anafima, recursos da NAMM Foundation e cooperação do escritório da UNESCO no Brasil.

De 18 a 24 de junho, em todas as capitais brasileiras e mais centenas de outras cidades, músicos e professores ministrarão aulas gratuitamente de iniciação musical em vários instrumentos e canto, bem como orientações para bandas marciais e fanfarras.

O objetivo da ação é aumentar o interesse no aprendizado de música e demonstrar a importância dela para jovens, adultos, profissionais e pessoas com algum tipo de necessidade especial. Os organizadores esperam mobilizar 800 horas de aulas de música durante a semana em todo o país.

As aulas serão presenciais, em local a ser escolhido pelo ministrante ou on-line. As inscrições podem ser realizadas pelo sitewww.makemusicbrasil.com.br.

Músicos, professores de música, escolas, universidades, conservatórios, núcleos culturais, igrejas, lojas de instrumentos, entre outros, se oferecem voluntariamente para ministrar aulas gratuitas e levar os ensinamentos aos interessados. Quem quiser participar pode se inscrever e agendar seu evento pela mesma página, onde estão disponíveis o media kit para divulgação e orientações importantes como, por exemplo, os locais sugeridos para as aulas presenciais. Há ainda a possibilidade de promover apresentações alusivas à semana Make Music Brasil, com o intuito de atrair novos públicos para o universo musical.

O aprendizado musical deve ocorrer desde a educação infantil. Já está comprovado por estudos científicos que a música favorece o desenvolvimento do indivíduo em diversas áreas e contribui para o desempenho escolar, o aprendizado de línguas e à cidadania.

De acordo com a revista americana Scientific American, estudantes do ensino médio com o mínimo de quatro anos de educação musical têm uma performance escolar 40% maior do que os alunos que estudaram música por um período de seis meses a um ano.

 
 
 

[There are no radio stations in the database]