60% dos brasileiros viajariam para ir a um festival de música

Escrito por on 12/03/2018

Como os latino-americanos consomem festivais de música? Quais suas motivações e preferências? A StubHub, maior plataforma de intercâmbio de ingressos do mundo, realizou uma pesquisa com cerca de 1.000 usuários do Brasil, do Chile, da Argentina, da Colômbia e do México. Os resultados revelam cinco curiosidades:

 

  1. 65% dos entrevistados brasileiros vão a festivais de música regularmente

 

Os demais 35% alegam já ter ido a alguns festivais, mas 0% nunca esteve em um. Considerando-se os entrevistados de todos os países, a porcentagem de pessoas que vão a festivais regularmente cai para 56%. “Esse dado revela que os brasileiros se destacam como consumidores de música, estando acima da média do restante do continente, mas também devemos considerar que o Brasil recebe, em média, mais festivais”, afirma Daniela Marques, gerente de comunicação da StubHub no Brasil.

 

  1. A maior parte frequenta 3 ou mais festivais por ano

 

34% dos entrevistados afirmam ir a três ou mais festivais ao ano, enquanto 32% frequentam, em média, apenas um, e outros 34% afirmam assistir a uma média de dois festivais ao ano. Os índices latino-americanos são parecidos: considerando-se todos os entrevistados, a porcentagem de fãs que vão a três ou mais festivais por ano é de 30%.

 

  1. Para o festival dos sonhos, distância não é problema

 

60% dos entrevistados brasileiros afirmaram estar dispostos a viajar para outro país da América Latina para assistir a um festival. Outros 16% colocam uma condição: apenas se houver uma apresentação de seus artistas favoritos. “Esse dado confirma que nós somos um povo que procura incluir eventos culturais importantes em nossos roteiros de viagem – principalmente shows”, afirma Daniela.

 

  1. Viver um momento inesquecível é a principal motivação para os brasileiros

 

A maior parte dos fãs de festivais – 65% – escolhe ir a um festival por se tratar de uma experiência inesquecível. Apenas 25% mencionam como principal causa a oportunidade de ver várias bandas em um único local.

 

  1. No Brasil, pop lidera como o gênero musical favorito em festivais

 

37% dos entrevistados brasileiros afirmaram ter pop (com indie pop incluso) como gênero preferido, seguido pelo rock, com 36%, gêneros latinos (reggaeton, salsa), com 14%, e eletrônico, com 7%. Considerando-se os entrevistados de outros países (Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e México), o cenário muda:

  1. Rock e Indie Rock: 38%
  2. Pop e Indie Pop: 25%
  3. Gêneros latinos (reggaeton, salsa): 17%
  4. Eletrônico: 14%
  5. Outros: 6%

 

O festival que é a sua cara

A StubHub ainda criou uma plataforma que conecta fãs aos principais festivais de música que devem acontecer nos próximos meses na América Latina. O usuário responde a um quiz sobre seus artistas favoritos e, com base nas respostas, recebe a sugestão de um festival que tenha a sua cara, com informações sobre ele. Foram contemplados importantes eventos como o Dekmantel, em São Paulo, o Ceremonia, em Toluca, no México, o Estéreo Picnic, que acontece em 3 dias em Bogotá, na Colômbia, entre outros.

Acesse https://www.stubhub.com.br/backstage/content/festivais-latam

 


[There are no radio stations in the database]