5 CLÁSSICOS MODERNOS DO CINEMA

Escrito por on 12/01/2018

Quando o assunto é clássicos do cinema a maioria das pessoas costumam pensar em filmes antigos, geralmente em preto & branco e com grandes nomes de atores já consagrados no elenco, mas não é bem assim.

Existem diversos filmes bem mais recentes, lançados depois dos anos 2000, que causaram grande impacto na indústria cinematográfica, tanto quanto os filmes da década de ouro de Hollywood, ou até mais.

Mais quais são estes filmes? Nossa equipe selecionou os nossos 5 CLÁSSICOS MODERNOS DO CINEMA favoritos. Pegue a pipoca, e divirta-se!

1 – Bastardos Inglorios (2009)

Quentin Tarantino é um diretor que tem sua marca registrada. Quando você entra no cinema para assistir um filme dele, já sabe o que esperar. Bastardos Inglorios retrata uma versão alternativa do desfecho da história nazista na Europa, onde os papéis são invertidos e surge um grupo judeu que, ao contrário da imagem convencionalmente passada em filmes sobre o tema, tem força, influência e recursos.

Com uma temática polêmica, boas atuações e ótimas cenas de ação, o filme é lembrando facilmente pelos fãs da sétima arte.

 

2 – Meninas Malvadas (2004)

Ok, muita gente não vai entender essa indicação, mas continuamos afirmando: Meninas Malvadas é o Clube dos Cinco (Breakfast Club, 1985) da nossa geração!

O filme pode ter um enredo simples e tem aquela vibe de “sessão da tarde”, mas é inegável que ele retrata exatamente a vida escolar, as intrigas e os questionamentos presentes nas cabeças das meninas que viveram a pré-adolescência/adolescência no começo dos anos 2000. Todo mundo sabe pelo menos uma fala do filme de cor, e ele te garante muitas risadas.

3 – Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)

Uma das melhores atuações de Jim Carey no cinema, o filme é uma história de amor no mínimo diferente. O filme fala sobre “apagar” relacionamentos de nossa vida. Mas será que tirar algo de nossa mente automaticamente tira de nosso coração? O filme é considerado um dos melhores romances dos últimos 15 anos e tem milhares de fãs apaixonados.

4 – Donnie Darko (2001)

Um dos primeiros papéis de Jake Gyllenhaal foi na pele do adolescente problemático Donnie Darko, em um filme que aborda viagens no tempo, visões e um coelho assustador chamado Frank. O filme de 2001 já é considerado um clássico cult por abordar a angústia dos jovens – especialmente  após o 11 de setembro, na época que o filme foi lançado.

 

5 – A Bruxa de Blair (1999)

O filme que foi lançado no final de 1999 foi extremamente inovador para época, mudando a cara do cinema de horror e dando o start no que hoje chamamos de gênero FOUND FOOTAGE.

Após uma imensa leva de filmes slasher voltados para o público teen (Como por exemplo os aclamados Pânico e Lenda Urbana),  A Bruxa de Blair foi inteiramente rodado em primeira pessoa. A história mostra todo o material gravado por 3 estudantes de cinema, tentando realizar um documentário sobre uma lenda norte-americana de uma bruxa que vivia na floresta de Burkittsville, uma pequena aldeia do Estado de Maryland.   

O filme soube reinventar, de forma ousada e genial, um gênero que há muito tempo estava a mercê de fraquíssimos produtos cinematográficos apelativos e que, com medo de inovar e perder, contentavam-se com a mesmice.

 

Por Hanna Guimarães


[There are no radio stations in the database]